Cicloexpedição percorrerá Ribeirão Arrudas - Santa Tereza Tem
Logo

Cicloexpedição percorrerá Ribeirão Arrudas

Cicloexpedição percorrerá Ribeirão Arrudas em comemoração ao Dia do Rio das Velhas

O Dia do Rio das Velhas é comemorado em 29 de junho e uma Cicloexpedição pelos rios visíveis e invisíveis de Belo Horizonte irá comemorar a dada. Um passeio interessante e instrutivo para quem curte pedalar por aí e a conhecer a cidade em seus detalhes. O ponto de partida será no Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas-  Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa – Barreiro).

 A concentração começará a partir das 8h e às 9h saíra a expedição, seguindo, em grande parte, o caminho dos cursos d’água da bacia do Ribeirão Arrudas, afluente do Rio das Velhas. A expedição terminará no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, onde haverá vasta programação para celebrar a data.

A organização da expedição é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) – em parceria com seus Subcomitês, movimentos ligados às águas e mobilidade urbana, ambientalistas, urbanistas e bicicleteiros.

Os participantes da Cicloexpedição vão conhecer de perto o território, como primeiro passo para a recuperação das águas na cidade. De forma investigativa, o grupo percorrerá cursos d’água visíveis e ocultos, explorarão nascentes, pedalarão pela cidade, interagirão com a água em locais limpos, a poluição em outros, vivenciando a natureza urbana.

O trajeto completo terá 19km, em trechos exclusivamente retos e de descida. A duração estimada é de 2h a 2h30 aproximadamente.

Rio Arrudas e a igreja anos 60 ou 70

 Programação cultural no Parque Municipal

Os ciclistas terão recepção especial no Parque Municipal com um programa complementar, que inclui piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio das Velhas, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), exposição educativa e Cine Velhas, com a exibição de vídeos com a temática socioambiental.

Em uma coletiva de imprensa os porta-vozes do CBH Rio das Velhas e dos principais movimentos ligados à temática hídrica, ambiental e da mobilidade urbana falarão sobre os impactos sofridos pelo Rio das Velhas e seus afluentes, e as ameaças e efeitos da emergência climática sobre as águas e a cidade de Belo Horizonte.

As atrações culturais começam às 9h30, com Mestre Amâncio, o brincante cantador, compositor e educador ambiental.  Às 11h30, apresentação do bloco carnavalesco Toca Raul Agremiação Psicodélica, “Buliram muito com o planeta”, além de outras atividades.

Haverá ainda degustação promocional da cerveja Uaimií, nome indígena ligado ao Rio das Velhas e com rótulos inspirados na história e personagens da nossa bacia hidrográfica.

Santa Tereza e o Ribeirão Arrudas

A Revista Velhas nº 14, em 24/11/1921, publicou uma reportagem feita pela  jornalista xx: “Santa Tereza: contornado por água “braba” e cheio de história”, em que, por meio de depoimento de moradores antigos e fotos ela conta como era a relação do bairro com o Rio Arrudas. A reportagem pode ser lida clicando neste link.

Arrudas-1986-APCBH-acervo-SUDECAP

Anúncios