Eleita a Comissão Local de Saúde - Santa Tereza Tem
Logo

Eleita a Comissão Local de Saúde

Nesta terça, 25, em reunião no Centro de Saúde Horto, foi eleita pelos moradores e usuários do SUS presentes a Mesa Diretora da Comissão Local de Saúde Horto para o biênio 2024/2025.

Ficou assim constituída a Comissão Local de Saúde (CLS):
Presidenta: Presidenta Ilca Morais
Secretária geral: Maria das Dores Sousa
Representante no Conselho Distrital de Saúde: Sérgio Mitre
Suplente: Paulo Ramo

Maria das Dores Souza, moradora de Santa Tereza, tem experiência em trabalhos voluntários na área da saúde com pacientes portadoras de câncer de mama. Sérgio Mitre é o atual presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza e participou de ações de voluntariado em comunidades da periferia. Paulo Ramos, Paulinho, também é morador do bairro e participa de grupos que realizam trabalhos sociais.

A Comissão é formada por representantes dos usuários do SUS e do Centro de Saúde. A participação é voluntária e não há salário ou outro benefício. Podem votar todos os moradores dos bairros Horto e Santa Tereza ou pessoas cadastradas no Centro de Saúde.

A principal atividade da Comissão é debater questões sobre o atendimento ao público, os problemas e demandas dos usuários do SUS e fazer propostas para a Comissão Distrital sobre o que deve ser melhorado nos serviços prestados.

Porque participar da CLS

Ilca ressalta que se voluntariou primeiro pela importância do SUS no Brasil, pois 80% da população depende exclusivamente deste sistema público para tratar da sua saúde. E que o SUS faz atendimentos desde o mais simples, de prevenção até o tratamento de câncer e o transplante de órgãos, de forma gratuita e para toda população.

Em segundo lugar ela diz que “acredito na participação social como forma de fiscalização e de ajuda na melhoria das políticas públicas. O serviço é complexo e para muita gente. Então, quanto mais pessoas ajudando a pensar será melhor para todos: gestores, trabalhadores e usuários/pacientes!. E ressalta que para melhor fazer o trabalho, a Comissão vai precisar da participação dos moradores nas reuniões mensais.

“E ainda porque tenho formação em Psicologia e especialização em Políticas Públicas. Sempre trabalhei profissionalmente e de forma voluntária para buscar a melhoria da qualidade de vida para nossa população. Me identifico com a causa e acho que posso ajudar um pouco” completa ela.


Anúncios